Prosseguimento de Estudos

Prosseguimento de Estudos

Estou a terminar o curso profissional e quero prosseguir estudos. E agora?
São muitas as questões que te deves estar a colocar nesta fase. O Gabinete de Orientação Educativa e Profissional  (GOEP) da Escola Digital responde a algumas das perguntas mais frequentes em relação ao Acesso ao Ensino Superior.

Quais são as minhas opções de candidatura ao Ensino Superior?

1. Ensino Superior Público, através do concurso nacional, organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.
  2. Ensino Superior Privado, cujas vagas são disponibilizadas através de concursos organizados por cada estabelecimento.
  3.  Concursos especiais de acesso – concurso para Diplomados de Vias Profissionalizantes. As vagas e provas de acesso para este concurso são definidas por cada instituição de ensino, público ou privado.
  4. Curso Técnico Superior Profissional (cTeSP). As candidaturas a estes cursos de nível V realizam-se diretamente na instituição de ensino.

Onde posso obter todas as informações sobre o acesso ao ensino superior?
Podes consultar todas as informações sobre estes concursos no site da Direção-Geral do Ensino Superior.
Para obteres informações sobre os cursos do Ensino Superior, dos seus planos de estudo e dos pré-requisitos exigidos para acesso a cada um deles, deves dirigir-te diretamente às instituições de ensino superior.

Tenho que realizar exames nacionais?

Sim, caso queiras candidatar-te ao Ensino Superior Público ou Privado através do concurso nacional ou via candidatura a instituições privadas.
Não, caso te queiras candidatar através do concurso especial de acesso para Diplomados de Vias Profissionalizantes ou caso te queiras candidatar a um cTeSP.

Percurso de escolha após o 12 ano

Posso candidatar-me através de mais do que uma das opções?
Sim, podes candidatar-te através das várias opções em simultâneo. Por exemplo, podes realizar exames nacionais e candidatar-te a um cTeSP e em função dos resultados obtidos decidir qual a melhor opção para ti.

Ainda não sei que curso seguir. Onde posso pesquisar?
A Direção Geral do Ensino Superior dispõe de um Índice de Cursos, consulta aqui, onde podes pesquisar os vários cursos do Ensino Superior Público e Privado – Licenciaturas. Tens várias opções de pesquisa e um assistente de escolha de curso.
Para consultares as vagas e condições de acesso a Licenciatura através do concurso especial para Diplomados de Vias Profissionalizantes podes procurar informação aqui.
Para pesquisares os cTeSP deverás consultar diretamente as instituições de ensino. Podes também consultar a DGES – cursos tecnicos superiores cTeSP.
Na Inspiring Future também poderás pesquisar várias questões sobre o acesso ao Ensino Superior – informações atualizadas sobre concursos, lista de cursos, cálculo de média, informação sobre bolsas, etc. Consulta o guia de acesso ao ensino superior 2023 aqui.

Preciso de outras informações que não estão disponíveis online.  Que contactos posso fazer?
Para obteres informações sobre o acesso ao ensino superior podes contactar:

Se ainda tiveres dúvidas, não hesites em pedir ajuda no GOEP.

Entidades com protocolos: