Simulacro de emergência – 31 de Outubro

A Escola Digital realizou um simulacro de emergência no passado dia 31 de Outubro. Foram 9 minutos e 3 segundos em que evacuamos cerca de 500 pessoas do edifício.

Os simulacros são práticas essenciais para a preparação e experiência dos alunos, pessoal docente e não docente em situações de emergência, especialmente em casos de incêndios, incidentes violentos ou desastres naturais. Os simulacros são projetados não só para testar os procedimentos de segurança, mas também para familiarizar os participantes com os passos a serem seguidos em momentos de crise. Ao simular situações reais, todos aprendem como agir de maneira calma e eficiente, minimizando o pânico e maximizando a segurança.

Ao longo do exercício de 9 minutos e 3 segundos, cada segundo foi valioso para a avaliação dos protocolos de segurança e para entender a eficácia das medidas tomadas. Durante esse tempo, alunos, docentes e não docentes puderam praticar a evacuação de forma organizada, o uso de rotas de fuga e pontos de encontro designados.

Esse tipo de prática ajuda não só a fortalecer a segurança, mas também promove um senso de responsabilidade coletiva, uma vez que todos estão envolvidos na manutenção de um ambiente seguro. O conhecimento adquirido durante um simulacro é vital, pois permite que cada indivíduo se sinta mais confiante e preparado para lidar com emergências reais.