Há cada vez mais estudantes a concluir o ensino profissional

As regiões Norte e Centro continuam a ser as campeãs do sucesso escolar, referem os últimos estudos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). São os mais jovens (com 15 anos), do sexo feminino e que frequentam escolas privadas a apresentar melhores resultados.

 

Estes dados demonstram que os projetos educativos das Escolas da Rumos Education estão alinhados com o panorama nacional. Os dados agora divulgados, estão em linha com a evolução verificada pelas nossas escolas nos últimos anos e que acompanhamos regularmente, sempre com o foco no sucesso escolar individual de cada um dos nossos mais de 3000 alunos.

No ensino profissional a subida neste indicador é de 12 pontos percentuais: “53% dos alunos que concluíram os cursos em 2014/2015 faziam-no em três anos e 65% dos que concluíram em 2019/2020”.

A propósito dos estudos da DGEEC, o Ministério da Educação destaca ainda que estes mostram que os alunos que iniciam o secundário no grupo etário normal (com 15 anos) têm melhores resultados. 82% dos jovens que ingressarem com esta faixa etária, terminaram o seu percurso escolar em 3 anos. Os valores descem para 37% quando os jovens entram com 18 anos. Comparando com os cursos Cientifico-Humanísticos, observamos valores de 75% (jovens que entram com 15 anos) e 20% para os que ingressam com 18 anos.

Analisando os resultados por regiões, é no Norte e Centro que o sucesso escolar é maior com cerca de 70% dos alunos a concluírem o seu curso profissional. São apresentados valores mais baixos na área metropolitana de Lisboa e Algarve.

Quando observamos os dados por sexo, são as mulheres a apresentar melhores indicadores, com 71% das mulheres a concluir o curso em 3 anos, ao contrário do sexo aposto com apenas 61%. No que diz respeito à natureza da escola, é nas escolas profissionais privadas que o sucesso escolar é mais elevado com 72% dos alunos a concluir o seu curso nos 3 anos, sendo de apenas 61% nas escolas secundárias públicas.

Mais informações sobre este estudo da DGEEC em https://www.dgeec.mec.pt/np4/1308.html

whatsapp