Estás a terminar o curso e pretendes prosseguir estudos, mas e agora?

São muitas as questões que te deves estar a colocar nesta fase. O Gabinete de Orientação Educativa e Profissional da Escola Digital responde a algumas das perguntas mais frequentes em relação ao Acesso ao Ensino Superior.

>> Quais são as tuas opções de candidatura ao Ensino Superior? <<

1 – Ensino Superior Público, através do concurso nacional, organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

2 – Ensino Superior Privado, cujas vagas são disponibilizadas através de concursos organizados por cada estabelecimento.

3 – Concursos especiais de acesso – concurso para Diplomados de Vias Profissionalizantes. As vagas e provas de acesso para este concurso são definidas por cada instituição de ensino.

4 – Curso Técnico Superior Profissional (cTeSP). As candidaturas realizam-se diretamente na instituição de ensino.

>> Onde podes obter todas as informações sobre o acesso ao ensino superior? <<

Podes consultar todas as informações sobre estes concursos no site da Direção-Geral do Ensino Superior, www.dges.gov.pt

Para obteres informações sobre os cursos do Ensino Superior, dos seus planos de estudo e dos pré-requisitos exigidos para acesso a cada um deles, deves dirigir-te diretamente às instituições de ensino superior.

>> Tenho que realizar exames nacionais? <<

Sim, caso queiras candidatar-te ao Ensino Superior Público ou Privado através do concurso nacional ou via candidatura a instituições privadas.

Não, caso te queiras candidatar através do concurso especial de acesso para Diplomados de Vias Profissionalizantes ou caso te queiras candidatar a um cTeSP.

Consulta o quadro abaixo para veres a tua opção.

>> Ainda não sabes que curso seguir. Onde podes pesquisar? <<

A Direção Geral do Ensino Superior dispõe de um Guia onde podes pesquisar os vários cursos do Ensino Superior Público e Privado. Tens várias opções de pesquisa e um assistente de escolha de curso.

Para consultares as vagas e condições de acesso através do concurso especial para Diplomados de Vias Profissionalizantes podes procurar informação aqui

Para pesquisares os cTeSP deverás consultar diretamente as instituições. Podes também consultar a Inspiring Future que dispõe de uma lista dos vários cTeSP a nível nacional.

>> Precisas de outras informações que não estão disponíveis online. Que contactos posso fazer? <<

Para obter informações sobre o ensino secundário, o ensino superior e o acesso ao ensino superior podes contactar:

– Direção-Geral da Educação – Júri Nacional de Exames: 213934500 / http://www.dge.mec.pt

– Direção-Geral do Ensino Superior – Direção de Serviços do Acesso ao Ensino Superior: 213126000 / acesso@dges.gov.pt

– Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/gabinetes-de-acesso-ao-ensino-superior