Escola de Tecnologia Digital promove educação cinematográfica (Plano Nacional de Cinema)

O Plano Nacional de Cinema é uma iniciativa governamental que visa promover a educação cinematográfica nas escolas, integrando o cinema como uma ferramenta educacional e cultural. Durante o passado ano letivo, a Escola Profissional de Tecnologia Digital esteve envolvida em várias atividades que enriqueceram a experiência cinematográfica dos estudantes. Algumas das atividades em que os alunos participaram:

• Participação em Festivais de Cinema: Os alunos tiveram a oportunidade de participar em dois importantes festivais de cinema em Lisboa: o DocLisboa e o IndieLisboa. Essa iniciativa, permitiu que os estudantes assistissem a uma variedade de filmes, incluindo documentários e curtas-metragens. Esta experiência contribuiu significativamente para a sua educação audiovisual, ampliando seus horizontes culturais.

• Oficina de Cinema de Animação: Outra atividade enriquecedora foi a participação dos alunos numa oficina de técnicas de cinema de animação na Cinemateca Portuguesa. Nesta oficina, os estudantes aprenderam diversas técnicas relacionadas ao cinema de animação e tiveram a oportunidade de criar sua própria história usando a técnica de stop motion.

• Representação no Júri do IndieJúnior: A Escola Profissional de Tecnologia Digital foi convidada para fazer parte do júri do IndieJúnior, um reconhecimento do seu compromisso com a promoção da educação cinematográfica. Um aluno finalista do curso de Multimédia, Alexandre Marques, representou a instituição no júri, destacando ainda mais o envolvimento ativo da escola no desenvolvimento da cultura cinematográfica entre os jovens.

Estas atividades cinematográficas têm enriquecido a educação dos alunos, promovendo a literacia mediática e incentivando a apreciação do cinema como uma ferramenta educacional e cultural fundamental no currículo dos estudantes.