Alunos participam em iniciativa internacional Bebras – Castor Informático

Os alunos de 10 e 11 ano da Escola Digital participaram na semana de 7 a 11 de Novembro na 4ª edição do Bebras – Castor Informático.

O Bebras – Castor Informático é uma iniciativa internacional com o objetivo de promover e introduzir a informática e o pensamento computacional nos estudantes de todas as idades. Desenhado para motivar estudantes de todo o mundo sem necessidade de experiência prévia. Esta iniciativa é organizada em mais de 50 países e no ano passado participaram mais de 3 milhões de estudantes de todo o mundo!

Portugal juntou-se recentemente de forma oficial a esta iniciativa, numa organização do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com a TreeTree2.

Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico. O pensamento computacional é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de expressar um problema e a sua solução de maneira a que um agente de informação (por exemplo um computador) a possa executar. É muito mais do que simplesmente saber programar e envolve vários níveis de abstração e as capacidades mentais que são necessárias para não só desenhar programas e aplicações, mas também saber explicar e interpretar um mundo como um sistema complexo de processos de informação.

Depois da prova, os alunos terão acesso a soluções explicadas e um enquadramento dentro da área da Informática.