Alunos participam em projeto de desenvolvimento de competências – VET_GPS

Os alunos do 2º ano do curso de gestão de equipamentos deram mais um passo em direção ao autoconhecimento das suas competências transversais.  Estas competências são extremamente valorizadas aquando da seleção de um jovem para o exercício de uma função, tendo a mesma ou maior relevância do que os conhecimentos técnicos.

O projeto VET_GPS – Ferramentas de Orientação para o Desenvolvimento de Competências Profissionais em Educação e Formação Profissional (EFP) tem como foco fundamental a aquisição, desenvolvimento e avaliação das competências transversais de formandos envolvidos em percursos de EFP.

Tem como objetivo desenvolver um conjunto de ferramentas e materiais que permitam a inclusão das competências transversais como um aspeto integrado da oferta da EFP, contribuindo para:

• a diminuição do abandono escolar precoce e combate ao insucesso escolar
  • ultrapassar as diferenças existentes entre as competências desenvolvidas em contexto de formação e as necessidades do mercado laboral
  • promover a taxa de empregabilidade através da orientação de jovens formandos

A plataforma VET_GPS é um excelente recurso para obter o perfil de competências transversais dos alunos e trabalhá-las posteriormente.