COVID-19 – PLANO DE CONTINGÊNCIA

O novo coronavírus, COVID-19, tem vindo a ser alvo de acompanhamento sistémico pelas autoridades de saúde internacionais, e nacionais, que, no caso dos estabelecimentos de educação está a ser realizado diretamente pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde.

Neste contexto a Escola Digital já está a implementar um conjunto de medidas, preventivas, e já desenvolveu um Plano de Contingência que será acionado em caso de necessidade.

Neste contexto a partilha de informação das famílias representa um fator importante na prevenção e contenção deste novo vírus.
Assim solicitamos que, se alguma família e jovem que frequenta a Escola, regresse de uma área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus, informe diretamente a Direção da escola por forma a analisar em função da evolução do vírus, em conjunto com as autoridades supra referidas, a integração em contexto escolar.

Para proteção dos Encarregados de Educação e alunos, apelamos a que nesta fase, todos os contactos sejam feitos por vias não presenciais como o email, telefone ou redes sociais.

Aproveitamos para reiterar que, nesta fase, e de acordo com a informação veiculada pelas fontes oficiais, o foco da nossa ação deverá estar centrada na boa conduta de higiene pessoal, dos equipamentos e dos espaços e na minimização de possíveis fontes de transmissão.

>> INFORMAÇÃO <<

Aconselha-se:

• Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;
  • Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;
  • Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);
  • Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde;
  • Telefonar antes para o SNS24 (808 24 24 24) e seguir as suas orientações.

Recomenda-se também:

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
  • Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
  • Nos 14 dias após o regresso: o promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais); o evitar cumprimentos com contacto físico.

A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da epidemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

>> Plano de contigência COVID-19 aqui

>> Materiais de Divulgação – DGS