Escola Digital apoia alunos à distância

Apesar da suspensão das aulas presenciais, a escola Profissional de Tecnologia Digital deu uma resposta praticamente em tempo real, garantindo que todos os alunos, tinham todas as condições para ensino à distância.

Desde o dia em que foram suspensas pelo governo, todas as atividades letivas presenciais, que foi preocupação da escola perceber na necessidade de disponibilizar equipamentos e soluções tecnológicas a mais de 300 alunos e também a professores. Foi efetuado um diagnóstico de situação dos recursos informáticos dos alunos, professores e staff através do preenchimento de um inquérito online que ajudou a identificar as reais necessidades.

A escola, uniu esforços para garantir, em poucos dias, as condições necessárias a todos, sem exceção através da distribuição de cerca de 90 equipamentos.

Esta rápida resposta foi apenas possível graças ao esforço das várias equipas de suporte e ao facto da Escola já se vir preparar ao longo dos últimos meses, para enfrentar uma nova realidade pedagógica de ensino (designada por aluno_21) focada na autonomia e trabalho colaborativo e assente em diversas ferramentas tecnológicas e métodos dos quais destacamos:

• Utilização do Microsoft Teams entre turmas, cursos e entre outras escolas;
  • Utilização das diversas ferramentas disponibilizadas pelo Office 365 como o Sharepoint, One Note, One Drive;
  • Introdução de plataformas de ensino à distância como é o caso da Kahn Academy e que será em breve alargada a mais turmas e cursos;
  • Modernização tecnológica de equipamentos das salas de aulas (alguns destes equipamentos agora disponibilizados aos alunos) e das redes wifi.
  • Permanente atualização das plataformas de gestão escolar;
  • Promoção do uso dos equipamentos pessoais para um mais fácil acesso a ferramentas web e pesquisa de informação;
  • Promoção de novas formas de comunicação, de e com a escola, como o caso do próprio teams, whatsapp, diversas redes sociais, sms e suportes vídeo.
  • Acesso exclusivo a cursos gratuitos (em formato e-learning com a Galileu) pelos alunos, professores e staff em diversas temáticas.

A Escola Digital agradece a toda a comunidade educativa a colaboração, empenho e dedicação que todos, sem exceção, têm demonstrado neste processo que tem decorrido com toda a normalidade e com feedback extremamente positivo.

Acreditamos que estamos a ganhar ainda mais experiência para ultrapassarmos todos os desafios futuros com ainda mais facilidade, rapidez e eficácia. O facto de já estarmos a preparar o período de candidaturas para o próximo ano letivo é prova disso.

Temos já abertas as candidaturas para 2020/2021 tendo todo o processo a decorrer com toda a normalidade, privilegiando os vários meios de contacto à distancia (telefone, email, site, redes sociais, whatsapp e assistente virtual) para garantir um apoio e resposta adequada a futuros alunos e os seus encarregados de educação.