Projeto Educativo

Projeto Educativo

O Projeto Educativo de Escola deve ser entendido como o documento de carácter pedagógico que define a identidade da própria escola, ao materializar e legitimar os princípios, os valores, as metas e a orientação estratégica da sua ação educativa. Revela-se, assim, um elemento fundamental da dinâmica e do desenvolvimento da vida organizativa da escola, incorporando uma dupla dimensão: a de projeto enquanto intenção ou ideia antecipadora da realidade; e a de projeto enquanto concretização ou ação transformadora da realidade.

A Escola Digital, embora integrando a comunidade educativa da Rumos Education orientada por um referencial comum e aglutinador de toda a atividade escolar, não deixa de constituir uma escola singular e autónoma, enquanto unidade organizacional, e, como tal, necessita de um Projeto Educativo de Escola como elemento estruturante e expressivo da sua identidade e cultura de escola.

Numa breve referência à história da escola e a sua matriz fundadora, a Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital) foi criada de raiz a 1 de janeiro de 2000, autorização prévia de funcionamento n.º 150, atualmente em vigor. Sediada em Lisboa, a Escola Digital disponibiliza uma oferta formativa de carácter eminentemente tecnológico, a nível do ensino profissional (Nível IV), com equivalência ao 12º ano, nas áreas de Educação e Formação em Ciências Informáticas e Audiovisuais e Produção dos Media.

A Escola Digital tem como Missão:

Promover um projeto educativo sólido, que eduque e forme jovens profissionais de elevado nível tecnológico, capacitados para exercer uma atividade profissional qualificada e uma cidadania participativa e responsável.

Para tal tem Visão de ser uma referência nacional de prestígio na Educação Profissional, sustentada na valorização do potencial humano e na excelência da qualificação profissional na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação.

Temos os  seguintes valores e objetivos:

TECNOLOGIA:  Valorizar a evolução tecnológica, promovendo o desenvolvimento e a atualização de competências técnicas.

INOVAÇÃO:  Promover uma prática pedagógica inovadora, incentivando o empreendedorismo e a competitividade.

CRIATIVIDADE: Potenciar a capacidade de criar ideias e de conceber soluções originais para os problemas atuais.

>> Consulte em maior detalhe o Projeto Educativo da Escola Digital

Regulamento Interno
O Regulamento Interno da Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital) tem como objetivo definir as regras de vivência individual e coletiva nesta comunidade educativa, de modo a fomentar a participação de todos neste projeto educativo. Baseando-se nos princípios de democraticidade e participação dos vários intervenientes no processo educativo, destina-se a todos os que prestam serviços e colaboram na escola: alunos, docentes, funcionários, pais e encarregados de educação.

>> Consulte o Regulamento Interno