Os nossos Cursos Profissionais
Início Cursos Profissionais

O que são Cursos Profissionais?

Cursos|Ensino Profissional

Para todos os alunos que, tendo no mínimo o 9.º ano e idade até 19 anos inclusive, que pretendem uma garantia reforçada de obter não só a melhor preparação académica para frequentar com sucesso a Universidade, como também a melhor preparação prática para vencer no mercado de trabalho, obtendo no final do curso o 12º Ano e um Certificado Profissional de Nível IV da UE.

Vantagens do Ensino Profissional

Além das disciplinas científicas e socioculturais, os cursos das escolas profissionais tem uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização para além dos estágios e práticas em contexto laboral. Quem sai de uma escola profissional sai com uma profissão, está mais bem preparado para o mercado de trabalho.

> Possibilidade de prosseguir os estudos para o ensino superior

Ao contrário do que se possa por vezes pensar, a frequência de uma escola profissional não é incompatível com a entrada no ensino superior. Antes pelo contrário. Os alunos das escolas profissionais já estão rotinados com métodos de trabalho que mais tarde encontrarão nas faculdades.
> Compreender desde cedo as normas e os valores das organizações onde posteriormente irão a trabalhar

As Escolas Profissionais oferecem aos alunos um conjunto de oportunidades ímpares, preparando-os para a importância da atividade laboral, permitindo-lhes adquirir experiências, aplicar conhecimentos, desenvolver relações interpessoais e compreender as normas e os valores das organizações onde posteriormente virão a trabalhar.

> Protocolos de Colaboração com diversos Organismos

As Escolas Profissionais não isolam a sua atividade de educação e de preparação de jovens para o mercado de trabalho do meio humano e social em que cada escola está inserida. Mantêm protocolos de colaboração com diversos organismos, sejam eles do poder local, da sociedade civil, de associações ou empresas.

> Conhecimento aprofundado da Indústria

As Escolas Profissionais detém um conhecimento aprofundado da indústria portuguesa, na sua área de atividade, mantém contatos privilegiados com agentes económicos do seu mercado envolvente e efetuam promoção direta da integração dos jovens junto das entidades que operam em ramos de atividade relacionadas com a saída profissional dos seus cursos.

> Formação em Contexto de Trabalho (Estágio Profissional)

Nas relações das Escolas Profissionais com o mercado empregador, são encarados os outros agentes que operam em domínios de atividade relacionados com as saídas profissionais dos cursos ministrados por cada escola profissional como Parceiros no estabelecimento de protocolos de colaboração e intercâmbio: Entidades recetoras e empregadoras, seja na componente de formação em contexto de trabalho (estágio profissional), seja após o término do curso (emprego).

> Preocupação com o destino dos seus alunos não termina com a conclusão do seu curso

Numa escola profissional, a preocupação com o destino dos seus alunos não termina com a conclusão do seu curso. Para os alunos que escolheram como objetivo profissional a via de integração no mercado de trabalho, existe um
acompanhamento por parte da escola no seu ingresso profissional. Acompanhamento que envolve recolha e análise de um vasto conjunto de informação: tipo de função a desenvolver pelo jovem, tipo de relação contratual, expectativas de permanência, progressão na carreira, disponibilização de formação contínua; o que se traduz num importante acompanhamento pedagógico e técnico durante o arranque de uma atividade profissional.

> Melhor Aproveitamento Escolar

De acordo com alguns estudos estatísticos, os alunos das Escolas Profissionais terem um rendimento escolar superior aos das escolas secundárias (de 63% para 45%).

> Acompanhamento diferenciado para cada Aluno

As Escolas Profissionais, ao serem tipicamente mais pequenas ou, no caso das grandes, segmentadas em polo pequenos, facilitam um acompanhamento diferenciado de acordo com as necessidades específicas de cada Aluno.

> Maior Taxa de Inserção Profissional

De acordo com os estudos semelhantes, a inserção profissional é também superior em Alunos diplomados por Escolas Profissionais. De acordo com dados de 2014, um ano após o término dos seus cursos, 78% doa alunos das Escolas Profissionais estavam empregados, contra 52% dos alunos dos cursos gerais.