Casa Cisco Networking Academy

Cisco Networking Academy

Em julho de 2010, a Escola Digital recebeu o estatuto de Cisco Networking Academy (NetAcad) possibilitando aos seus alunos dos cursos de informática a obtenção de competências técnicas adicionais com a possibilidade de obter uma tripla certificação à saída do seu curso:

  • Certificação Escolar – 12º Ano
  • Profissional – Nível IV
  • Fabricante – Cisco CCNA
Cisco Academy

Com este estatuto, a Escola Digital reforça as suas competências técnicas numa área fortemente especializada e requisitada pelo mercado de trabalho.

A Escola Digital oferece aos seus alunos o acesso ao currículo de formação Cisco e a possibilidade de obtenção da sua certificação CCNA, o que constitui um fator de diferenciação do aluno, tendo em conta o elevado reconhecimento e procura de mercado por parte das empresas empregadoras deste perfil.

Segundo Nuno Guarda, networking Academy Manager da Cisco Systems em Portugal “O Cisco Networking Academy oferece estruturas duradouras de aprendizagem e carreira para estudantes que procuram encontrar e desenvolver oportunidades recompensadoras de carreira, melhorar o seu futuro e o das comunidades locais.”

 

Preparar Profissionais qualificados para o Mercado!

O Programa Cisco® Networking Academy enquadra-se na missão da Escola Digital em apostar continuamente na inovação pedagógica e tecnológica dos seus cursos de informática e, consequente, valorização dos seus alunos. Este programa existe há mais de uma década e conta já com 160 academias no nosso país. Tem como objetivo estabelecer parcerias com a comunidade educacional, desde Universidades, Escolas secundárias e outras entidades na área da educação, para ajudar estudantes, em todo o mundo, a iniciar carreiras promissoras na área da tecnologia da informação, mais especificamente na área das redes de comunicação de dados. A Cisco coloca ainda à disposição das academias um portfólio de cursos e os respetivos materiais pedagógicos e equipamentos, desde os mais complexos aos mais simples e fundamentais.

CCNA Routing And Switching: (4 Módulos)

1 – Introduction to Networks

2 – Routing and Switching Essentials

3 – Scaling Networks

4 – Connecting Networks

 

As Cisco Networking Academies são programas de formação especializada em tecnologias de informação, organizadas a uma escala mundial, com o principal objetivo de ensinar os alunos a projetar, construir, solucionar problemas relacionados com redes de computadores seguras. para maior acesso à carreira e oportunidades económicas em comunidades ao redor do mundo”.

 

O ISEP é o Academy Support Center e Instructor Training Center da Escola Digital.

 

Uma Academia Cisco é um centro técnico de formação especializado em redes.

 

É política da Cisco Systems que todos os seus alunos passem por um processo de aprendizagem composto por três elementos:

•Aulas teóricas presenciais

•Aulas práticas (Hands On)

•E-learning

 

Para poder oferecer esta diversificação as academias devem dotar-se de formadores certificados para garantir a parte teórica, de laboratórios suficientemente equipados para sustentar a execução de diversos trabalhos práticos que pretendem simular cenários reais, e finalmente, o terceiro elemento é suportado pelo portal da Cisco (http://cisco.netacad.net) que fornece todos os materiais necessários para o estudo dos alunos.

As Academias Cisco disponibilizam diversos cursos de formação dos quais se destaca o CCNA por ser a base de toda a progressão na aprendizagem das tecnologias Cisco e de redes de computadores.

Contudo, depois de conquistado o patamar de CCNA os alunos podem progredir dentro das academias para diferentes caminhos, desenvolvendo os seus conhecimentos para níveis cada vez mais profissionais e por isso melhor remunerados. São disso exemplo as seguintes certificações:

• Fundamentals of Wireless LAN (Redes Sem Fios)

• CCNP – Cisco Certified Network Professional (Routing e switching avançado)

• CCVP – Cisco Certified Voice Professional (VoIP)

• CCSP – Cisco Certified Security Professional (Segurança)

 

As certificações Cisco, ao serem valorizadas pelo mercado profissional como as mais competentes da área de redes de computadores, emergem como uma mais-valia para os alunos da Escola Digital, na medida em que facilitam a sua entrada no sector das tecnologias de Informação promovendo simultaneamente empregabilidade e a mobilidade dos jovens num mercado de trabalho global e competitivo.

Penso que o papel das Academias Cisco no processo de formação de jovens e na sua certificação profissional é fundamental para os qualificar profissionalmente.
A aproximação das Escolas às empresas em termos de competências e formação é fundamental, principalmente na área tecnológica, por esta evoluir a grande velocidade e requerer atualizações constantes por parte das Escolas que têm de despender um esforço tremendo para se manterem atualizadas.
As competências disseminadas nos cursos que integram o portefólio do programa Cisco Networking Academy estão sempre associadas a standards da indústria tecnológica e são válidas, não só em Portugal, mas em qualquer outro país, o que pode ser uma vantagem competitiva para estudantes que pretendam desenvolver a sua atividade profissional no estrangeiro. Esta aproximação da Escola à Indústria confere competências profissionais em paralelo com as Académicas sem esforço adicional por parte dos alunos.
O mercado Europeu das Tecnológicas de Informação e Comunicação (TIC) continua a apresentar défices de competências tecnológicas. O número de candidatos disponíveis para posições em aberto na área das TIC continua a ser inferior ao número de vagas em aberto, o que é hoje considerado como um obstáculo ao desenvolvimento económico da Europa.
Assim, creio sinceramente que o esforço empreendido pelas Escolas no sentido de formarem mais jovens com competências em TIC atualizadas e relevantes para o mercado trará como resultado maior empregabilidade para os seus alunos.

Nuno Guarda

Networking Academy Manager da Cisco Systems em Portugal